Chegou mais um ano eleitoral. 2020 será marcado pela escolha de novos representantes nos poderes executivo e legislativo municipais. É nessa época que os eleitores voltam a atenção para as personalidades que colocam os nomes a disposição com o objetivo de ocupar cargos importantes. Essas escolhas resultaram em gestores e legisladores que irão contribuir para as melhorias da cidade ou não.
De acordo com números disponíveis no site do TRE-CE, Juazeiro do Norte conta atualmente com 173.638 eleitores. Porém esse total não condiz realmente com o número de pessoas que vão às urnas exercer o direito de votar. Mas enquanto uns perderam a fé na política e nos políticos outros estão na expectativa para as eleições municipais 2020.
O site A verdade Cariri foi às ruas do centro de Juazeiro do Norte para saber sobre a expectativa da população em relação aos futuros representantes políticos.

Trabalhando na praça Padre Cícero há mais de 9 anos como vendedora ambulante, Dona Iracema Ferreira já sabe bem o que quer quando o assunto é um novo prefeito e novos vereadores.
“ Se não for o mesmo que venha outro e cuide mais da saúde que a gente tá precisando. Os postos de saúde não tem médico. Pelo menos aonde eu moro faz tempo que não tem”, disse a vendedora.
Para dona Iracema, os políticos não querem saber de pobres. De acordo com a vendedora, os políticos só procuram pobre em época de eleição.
Já para o estudante de Sistemas de Informação, Wellington Pereira da Silva, o ano de 2020 é um ano de mudança. O jovem espera que os próximos governantes venham com novos pensamentos e ideias.
“ A gente espera que o futuro prefeito possa entrar com uma nova mentalidade. Eu acho que o ano de 2020 é um ano de mudança. Tem uma geração que tá começando a votar agora. A geração da informação, das redes sociais, que tem informação do que é bom e do que é ruim. Tem como saber quem é quem, cada político, prefeito…”, completa Wellington.
Sobre os vereadores, o estudante diz que acha exorbitante o número de parlamentares no legislativo. Segundo o jovem, é preciso que seja revista a quantidade tanto de vereadores, como de parlamentares a nível estadual e nacional. O estudante não concorda com os valores salariais dos políticos.
O vendedor de água de coco, Severino Braz (mais conhecido como Alagoano dos Cocos) que vende as mercadorias em frente a Câmara Municipal de Juazeiro e trabalha no ramo há mais de 17 anos , faz um apelo aos futuros representantes políticos juazeirenses. Acompanhe no áudio.
Em 2018 uma lista divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) identificou um total de 169.170 eleitores em Juazeiro e com essa divulgação foi constatado também um aumento de 8.887 eleitores em comparação ao número de pessoas aptas a votar nas últimas eleições municipais que aconteceram em 2016 no município.
Atualmente, a cidade conta com duas zonas eleitorais, a zona 28ª a 119ª. Somando os dados, ambas tem um total de 88 locais de votação, 591 seções e 173.638 eleitores.
Por Regy Santos.