Nesta terça-feira, 17, deu entrada na Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte um projeto do executivo que objetiva sortear terrenos entre os grupos familiares que não foram contempladas no sorteio do Minha Casa, Minha Vida que aconteceu no último dia 25 de outubro no Ginásio Poliesportivo.
Esse projeto é fruto de reivindicações realizadas por um grupo de mulheres que não ganharam a casa do programa do governo e através da vereadora Rita Monteiro (PDT) conseguiram que o pedido chegasse ao executivo.
De acordo com Maria Edvania de Souza, líder do grupo, a motivação dessa solicitação a gestão foi a angústia que as famílias passaram em serem convocadas para o sorteio e depois levarem um “não”.
O projeto do executivo foi lido em plenário e indagado pelo vereador Capitão Vieira Neto (PATRIOTA) sobre as informações das pessoas que estariam aptas a participarem do sorteio dos terrenos.
Muitas pessoas que estavam nas galerias para acompanhar a entrada da mensagem na casa, não concordaram muito com a intervenção do vereador, alegando que dessa forma os terrenos demoraram mais a sair.
Entretanto, de acordo com o vereador, essa seria uma medida para dar mais legalidade ao processo e segurança as famílias dentro do perfil exigido.
“Nós precisamos saber quem são essas pessoas, se tem uma cadastro dentro das secretarias envolvidas. Pessoas de área de risco e vulnerabilidade que possam também participar”, disse.
No plenário o parlamentar pediu ao executivo que enviasse uma lista de todos que foram contemplados com o MCMV e os que ficaram de fora. Ainda de acordo com o Capitão Vieira Neto o projeto disponibiliza 100 mil metros de terrenos a serem doados no bairro Campo Alegre.
Segundo os trâmites regimentais da casa, qualquer projeto precisa passar pelo menos cinco dias na câmara para apreciação, como a última sessão da câmara de Juazeiro acontece no próximo dia 19, para que o projeto possa ser votado, será necessária a convocação de uma sessão extraordinária tendo em vista que a mensagem chegou a casa com caráter de urgência.
O último sorteio do município ofertou através do programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida 992 residências. Participaram do sorteio 5 mil famílias. Dentro desse contexto, muitas pessoas ficaram longe mais uma vez de realizar o sonho da casa própria.
Por Regy Santos